quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Sobre o conformismo...

Ontem eu estava assistindo um filme, confesso não vi inteiro, perdi o começo e algumas partes mas isso não importa muito, até fiquei com alguma vontade de ver o filme todo, ele se chama RECKET SCIENCE, não me pergunte o porquê do nome, só sei que era algo relacionado a vida de um adolescente não muito popular que entra naqueles clubes de debates americanos.

Mas o que me fez escrever foi apenas um dialogo do filme, era entre esse menino e seu pai, que ele só visitava de fim de semana, vida de famílias de pais divorciados, bom o dialogo se resumia a:

-Pai, por que as coisas são assim?

- Ah, filho é complicado dizer.

-Mas pai, vai ser sempre assim?

-Bom sabe agente se acostuma com o que tem.

-Pai, mas isso é pra todo mundo?

-Sim filho, todos.

-Ah, vou descobrir como muda vou tentar e vou te contar.

-Filho se você descobrir me conte.

Não importa do que eles estão falando, a falta de apoio do pai a confissão de que ele se acomodo e que provável que com o filho vai ser assim, quem é o filho para mudar o mundo, todo mundo vive a vidinha e se acostuma o destino deve ser assim.

Esse conformismo e aceitação é muito presente na nossa sociedade de levar a vida sobrevivendo não vivendo como se quer ou como se imagina, é utópico falar que vamos mudar tudo, viver menos de aparência e fazer com que as relações e prazeres se apóiem cada vez menos em dinheiro e mordomia, alguns valores estão muito enraizados. Porém o que eu não gosto é aceitar sem protestar, é se calar para viver, é se acostumar com o que tem a te oferecer.

Eu vejo esse conformismo mesmo em pessoas da minha idade que na pratica tem a vida toda para buscar o que sonha ou abrir os olhos para a verdade, só que em vez disso, elas se vendam e negam a ver e se acomodam na medianidade do padrão. Muitas vezes não respeitam as opiniões diversas ou pessoas que saem do seu “trilho”de vida programada e ainda os taxam de egoístas.

Esse dialogo me lembro muito uma letra de música, que retrata perfeitamente essa realidade:

Dead Fish - Fragmentos

Pai

precisa me ensinar,

eu quero reagir,

não pode ser assim!

Filho,

eu vou te ajudar,

vamos sentar e orar,

tudo vai melhorar.

Mas

não se esqueça de comungar

e sempre acreditar,

você precisa subir ao céu!

Pai,

preciso entender,

tanto sofrimento

e tanta provação,

porque deve ser assim?

Filho,

esta vida é passageira,

é melhor ignorar,

se preocupe em se salvar.

Pois

o paraíso te espera,

viva e obedeça,

você não vai se decepcionar



2 comentários:

Anônimo disse...

comformismo existe, mas não é impossível, tenho amigos que venceram essa barra de ter os próprios pais dizesndo que não funciona...
eu tive a sorte grande de ter pais que sempre ma poiaram em todas as minhas escolhas e nunca me podaram em nada. foi e é essencial!

e dead fish é sensacional.
o último cd o um homem só, é muito introspectivo, foi sair daquela mentalidade vamos nos unir pra fazer a diferença pra um 'eu faço a diferença' sempre gostei muito deles, da postura, do som! sou suspeita pra falar deles ahaha enfim!

beijo

renato... disse...

também sou suspeito larissa...hehehe...

gosto de muito tempo, até tive minha banda tocando diversas músicas deles...e fazendo músicas no mesmo molde...

do apoio as escolhas é essencial mesmo sempre será...=]