sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sonorizando espaços públicos...

Esses dias descendo da facul para o metro, me deparei com um piano no largo da Santa Cecília, algo inusitado para mim eu não sabia de qualquer ação, não sei muito bem quando começou e quando irá terminar. Porém o que eu acho mais interessante é o que o símbolo piano em plena praça publica ao alcance de todos pode causar.

Nesse piano estava escrito Toque-me, Sou teu e isso é o que mais me toca literalmente, a arte ao alcance de quiser botar o dedo lá, desde quem tem conhecimento musical até quem não tem, ao passar pelo piano tinha um pessoa tocando e tocando muito bem, e as pessoas paravam olhavam, dançavam e comentavam sem restrição ou vergonha se libertavam pelo som.

Eu entrei no site anotado no piano, pianosderua.com.br, e descobri que é uma ação para divulgar a Mostra Sesc de Artes 08, que infelizmente vai até o dia 18 apenas. Também descobri que essa intervenção urbana foi criada Luke Jerram e foi implantada no Reino Unido em 18 de março desse ano com 15 pianos nas ruas de Birmingham e apenas um sofreu vandalismo, e esse projeto estará na Austrália em Janeiro de 2009 para se instalar em países mais pobres.

Os comentários no site mostram que não só eu me emocionei, mas sim todos que tiveram contato com a arte e a música inserida na cotidiana correria, trazendo um pouco mais de paz e harmonia e humanizando mais os nossos espaços vazios. Posso descrever essa ação em poucas palavras e essas seriam : Socialização da Arte.

Poupatempo da Sé.



Nenhum comentário: