terça-feira, 28 de outubro de 2008

Orgulho e ponto final...

Hoje estou aqui para falar de algo que vai modificar um pouco minha semana, e por que não dizer que vai mudar a minha vida, vai tornar minha semana mais curta, e vai mudar minha vida pois realmente é a vitória de alguém que eu amo, prima te amo mesmo, por você tive que alugar um terno e gravata, olha o sacrifício.

Essa semana minha prima se forma, porém não é de uma profissão qualquer, ela é medica ,uma das funções mais gloriosas do mundo, minha medica favorita, só posso expressar minha alegria com tais palavras: “Caralhooooo, que foda, ontem eu estava mordendo ela na fazenda e hoje ela é Doutora.”

Tenho muito orgulho dela, ela sabia o que queria e foi buscar e isso a faz uma das pessoas em quem me inspiro e acho que o mundo tem solução, eu não posso escrever como foi essa jornada, só posso dizer que foi suada, em algumas palavras vocês podem entender: faculdade pública de medicina, muito estudo, plantões e etc.

O que mais me deixa feliz, é que ela tem função primordial no mundo, curar e fazer viver melhor, espero um dia achar essa minha “função”social, já que no meio dessa crise existencial profissional, eu só consigo ver lados ruins na minha área, porém acho que minha função é fazer sorrir, hehehehehehe, então sorria.

Prima logo estarei ai para compartilhar da sua alegria.

Eu e minha prima, faz tempo =]

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Hoje é dia de...

Todo dia é dia de algo, e por isso, vou tentar começar a colocar aqui no blog, o que é dia de cada dia, ehh?Entenderam?Enfim, no final vai ficar mais claro.

Hoje é dia de quem gosta do vento no rosto, da liberdade e quer se sentir um pouco pássaro mesmo que seja por alguns segundos. Em conversas ou discussão é sinônimo de pessoa perdida, fora do assunto.

Tenho muita vontade de praticar e admiração por quem pratica. Pode ser realizado de diversas maneiras, pois pode ser solitário, pode ser coletivo, pode ser artístico, pode até ser nu, a única coisa que não pode é ser irresponsável.

22/10 – Dia do Pára-Quedista.


terça-feira, 21 de outubro de 2008

Como seria se tu já soubesses, como vai terminar...

Como agiríamos se o fim já fosse premeditado, não digo apenas a morte, pois esta é a única certeza que temos, meio clichê mais verdadeiro, porém digo o amanhã e como as coisas vão ser ou como você irá morrer e quando. Você agiria do mesmo modo mesmo sabendo que isso iria te matar?

Vou explicar da onde eu tirei isso, é um filme, que novamente só assisti do meio para o final (um dos problemas do zapping, porém), se chama Mais estranho que a ficção, a idéia central do enredo é que o personagem principal do filme é também o personagem de um livro de uma escritora famosa, que está com bloqueio e não consegui lançar uma obra há 10 anos, o maior problema é que ela é uma escritora de dramas, onde todos seus personagens morrem no final e tudo que ela escreve acontece na vida do cara, ele até ouve a narração da voz dela.

Porém ele não desiste de viver apenas por saber que alguém escreve as linhas do seu dia, e ao descobrir da escritora e da maneira que ela termina seus livros, ele luta pela vida, pois é o auge a sua melhor fase, ele está com vontade de viver e acredita que o seu “destino” não está totalmente escrito, ele pode o mudar.

Ele busca a felicidade de viver mesmo sabendo que está não está na sua mão, mas sim na vontade de outra pessoa, ele não tem o medo da morte nem da negação, pois ele poderia tentar mudar essa história mas a escritora poderia ter outros planos para ele.

De alguma maneira ele consegui falar com a escritora da sua vida, só que descobri que ele é a obra prima dela e é o único fim, que se encaixa. No ato mais solidário do mundo ele doa sua vida pela obra de arte dela, ele não poderia deixar a humanidade sem aquelas linhas tortas da sua vida, porém ele comove a escritora, que o deixa viver.

Bom, onde eu quero chegar com toda essa história, só queria dizer que mesmo quem não tem a vida nas mãos luta para ela ser diferente, para ser do jeito que sonhou e luta para continuar a viver. Porém temos a vida em nossas mãos nós que escolhemos os rumos e saídas, se cada um achar que as suas atitudes não fazem a diferença, pois não escrevem toda a vida ou todo mundo, nada vai sair do lugar nada vai melhor, o pequeno ato de um pode mudar a vida de outros, se cada um tiver e tomar uma atitude boa e pensada, poderemos resolver muitos problemas sociais e individuais.

Escreva o mundo com as suas mãos.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Hoje começa...

Sem muito o que falar, apenas mesmo para registrar, hoje começa a 32ª mostra internacional de cinema. Ainda não tive tempo ler a programação ou me informar direito, porém cultura é cultura e sempre é uma boa pedida sem restrição. Sem compania para ir me chame, hahahahahaha, eu sempre acabo indo , dividir opiniões é sempre muito bom.

Sonorizando espaços públicos...

Esses dias descendo da facul para o metro, me deparei com um piano no largo da Santa Cecília, algo inusitado para mim eu não sabia de qualquer ação, não sei muito bem quando começou e quando irá terminar. Porém o que eu acho mais interessante é o que o símbolo piano em plena praça publica ao alcance de todos pode causar.

Nesse piano estava escrito Toque-me, Sou teu e isso é o que mais me toca literalmente, a arte ao alcance de quiser botar o dedo lá, desde quem tem conhecimento musical até quem não tem, ao passar pelo piano tinha um pessoa tocando e tocando muito bem, e as pessoas paravam olhavam, dançavam e comentavam sem restrição ou vergonha se libertavam pelo som.

Eu entrei no site anotado no piano, pianosderua.com.br, e descobri que é uma ação para divulgar a Mostra Sesc de Artes 08, que infelizmente vai até o dia 18 apenas. Também descobri que essa intervenção urbana foi criada Luke Jerram e foi implantada no Reino Unido em 18 de março desse ano com 15 pianos nas ruas de Birmingham e apenas um sofreu vandalismo, e esse projeto estará na Austrália em Janeiro de 2009 para se instalar em países mais pobres.

Os comentários no site mostram que não só eu me emocionei, mas sim todos que tiveram contato com a arte e a música inserida na cotidiana correria, trazendo um pouco mais de paz e harmonia e humanizando mais os nossos espaços vazios. Posso descrever essa ação em poucas palavras e essas seriam : Socialização da Arte.

Poupatempo da Sé.



sexta-feira, 10 de outubro de 2008

No mundo das aparências...

No mundo onde a aparência é tudo, já estão dando um jeitinho de todo mundo virar um ciclone plastificado, sem ofensas as mulheres turbinadas só que acredito muito mais na beleza natural e no interior.

Primeiro foi a moda do sorteio de próteses de silicone nas boates argentinas (fonte: BBCBrasil) , que por sinal foi um sucesso, para os marketeiros e para as clientes, porém para os médicos uma grande catástrofe, pois a banalização da cirurgia plástica com função estética destorce todos os valores sociais e médicos.

Agora foi liberado o consórcio de cirurgia plástica e prótese de silicone (fonte: Globo.com), você pode ter seu sempre sonhado seio com suaves prestações, ahhh me poupe sem essa, temos outras coisas para se preocupar e pensar.

Eu concordo que a cirurgia plástica é necessária desde que seja usada com funcionalidade, pessoas que sofreram acidentes ou que precisam fazer redução do estômago. Só que do jeito que as coisas caminham, logo vai ser distribuído vale botox na tampinha de refrigerante.

Estamos banalizando a função da cirurgia plástica e vivendo cada vez mais de aparência.





quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Sobre o conformismo...

Ontem eu estava assistindo um filme, confesso não vi inteiro, perdi o começo e algumas partes mas isso não importa muito, até fiquei com alguma vontade de ver o filme todo, ele se chama RECKET SCIENCE, não me pergunte o porquê do nome, só sei que era algo relacionado a vida de um adolescente não muito popular que entra naqueles clubes de debates americanos.

Mas o que me fez escrever foi apenas um dialogo do filme, era entre esse menino e seu pai, que ele só visitava de fim de semana, vida de famílias de pais divorciados, bom o dialogo se resumia a:

-Pai, por que as coisas são assim?

- Ah, filho é complicado dizer.

-Mas pai, vai ser sempre assim?

-Bom sabe agente se acostuma com o que tem.

-Pai, mas isso é pra todo mundo?

-Sim filho, todos.

-Ah, vou descobrir como muda vou tentar e vou te contar.

-Filho se você descobrir me conte.

Não importa do que eles estão falando, a falta de apoio do pai a confissão de que ele se acomodo e que provável que com o filho vai ser assim, quem é o filho para mudar o mundo, todo mundo vive a vidinha e se acostuma o destino deve ser assim.

Esse conformismo e aceitação é muito presente na nossa sociedade de levar a vida sobrevivendo não vivendo como se quer ou como se imagina, é utópico falar que vamos mudar tudo, viver menos de aparência e fazer com que as relações e prazeres se apóiem cada vez menos em dinheiro e mordomia, alguns valores estão muito enraizados. Porém o que eu não gosto é aceitar sem protestar, é se calar para viver, é se acostumar com o que tem a te oferecer.

Eu vejo esse conformismo mesmo em pessoas da minha idade que na pratica tem a vida toda para buscar o que sonha ou abrir os olhos para a verdade, só que em vez disso, elas se vendam e negam a ver e se acomodam na medianidade do padrão. Muitas vezes não respeitam as opiniões diversas ou pessoas que saem do seu “trilho”de vida programada e ainda os taxam de egoístas.

Esse dialogo me lembro muito uma letra de música, que retrata perfeitamente essa realidade:

Dead Fish - Fragmentos

Pai

precisa me ensinar,

eu quero reagir,

não pode ser assim!

Filho,

eu vou te ajudar,

vamos sentar e orar,

tudo vai melhorar.

Mas

não se esqueça de comungar

e sempre acreditar,

você precisa subir ao céu!

Pai,

preciso entender,

tanto sofrimento

e tanta provação,

porque deve ser assim?

Filho,

esta vida é passageira,

é melhor ignorar,

se preocupe em se salvar.

Pois

o paraíso te espera,

viva e obedeça,

você não vai se decepcionar



segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Agente muda o mundo muda...

To falando muito de publicidade nesses últimos tempos, esse post tem um anúncio, mas é que me identifiquei e por isso está aqui, então acho que vale.

Quem já fez isso comigo sabe do que estou falando, meus amigos da facul (Gu, Vig, Léo, Gema, Mark e Italo) todos já acompanharam o ritmo de um som no carro, cada um fazendo seu ritmo e virando uma composição, nem o trânsito desanima agente, tudo vira alegria só o fato de estar junto ali despertava a criatividade.

Geralmente estou embalando os ambientes com sons e as pessoas acompanhando, no trabalho minha chefe já faz percussão comigo, e ela é muito boa, faz uns barulhos que eu não sei de onde ela tira.

Acho que uma atitude simples de sorrir de vez de fechar a cara muda o mundo, muda as coisas, pelo menos no ambiente em que tu está, tentar de vez de desistir, sorrir em vez de lamentar, tudo isso só serve pro bem de todos ao redor.

E as pessoas mau-humoradas que não suportam felicidade alheia fiquem sabendo que uma hora ou outra serão contagiadas.

A melodia que eles cantarolam no anúncio é dos 7 anões ou eu to viajando?

Kuat - Metromúsica.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A desconstrução da construção...

Ontem eu fui em uma apresentação do Google, aqui mesmo na agência, falava de internet é claro, porém principalmente da visão e da forma de negócio do Google, e exaltava o potencial de crescimento e a dimensão que eles tomaram em 10 anos de existência, porém isso é assunto para outro post.

O que eu realmente quero comentar no post é como a internet vêem mudando e como seu potencial pode ser usado, toda essa mudança para um lado é muito rápida, que é o lado das grandes corporações, que ainda não sabem lidar com essa evolução em contra ponto para o usuário essa mudança é quase que natural e necessária.

Hoje a internet é a única forma de comunicação, que é um meio de dois vértices, pois é abastecida com conteúdo das grandes entidades e corporações, só que também é abastecida pelos usuários com o que quiserem e como quiserem, pois podemos colocar vídeos, textos, fotos e etc sobre tudo e todos.

O fato de ser um meio de dois vértices é o que mais incomoda as corporações, que estavam acostumadas a manipular as informações e desvincular os pontos negativos dos positivos, antigamente recebíamos a informação via anúncio de TV, revista ou jornal e não tínhamos formas rápidas e com tamanha disseminação como a internet, hoje com nossas opiniões abertas “influenciamos” muito mais pessoas e nos comunicamos mais.

Hoje em dia são 10 horas de vídeo postado no youtube por minuto, é uma gama de informação muito grande, muitas inúteis e outras com seus propósitos.

Todo esse conteúdo pode ser disseminada e gerar assunto e opiniões,e por isso que eu coloquei como a desconstrução da construção, pois cada vez mais os consumidores estão suscetíveis a opiniões de outros consumidores, é mais limpo e transparente e por isso que o relacionamento empresa – consumidor deve ser cuidado com muito zelo, a tendência é que as marcas se aproximarem do mundo do seu consumidor, pois é importante uma marca ser falada pelo seu consumidor só que o foco é receber bons comentários e demonstrações de amor pela marca.

Muitas marcas não tiveram o expertise de fazer esse tipo de jogada de comunicação e trabalham da forma antiga ainda, segmentando os meios e as mensagens cada vez mais, só que todo o conteúdo off pode gerar reação on.

E a internet pode ser o motivo da desconstrução da imagem que uma marca demorou anos para construir, se esta não tomar o cuidado com a maneira que irá se comunicar e posicionar esta pode gerar estranheza com o internauta, que não necessariamente é o consumidor, porém é um influenciador do seu consumidor.

Um caso que mostra como as grandes corporações não se tocaram da força da internet e como um adolescente tem recursos suficientes para expandir a mensagem, que ele quiser com algo que o incomodou ou o fez satisfeito, é o da Unilever.

A Unilever lançou um filme da Dove, acompanhando o conceito de real beleza, que mostra cenas da indústria da beleza e cirurgia plástica e no final deixa uma mensagem: fale com a sua filha antes que a indústria da beleza fale, muito bom lindo praticamente um trabalho social, dizendo para as mães tomarem cuidado com as filhas que podem ser influenciadas e tal.

A única coisa que a Unilever esqueceu foi que Dove não é seu único produto e que o consumidor sabe disso, então algum internauta incomodado com a tamanha cara de pau da Unilever, decidiu editar o comercial e mostrar, que a Unilever diz outras coisas para a sua filha então converse com ela antes da própria Unilever. O internauta usou as cenas de anúncios do Axe para desconstruir o filme da Dove, pois mesmo o produto sendo masculino os anúncios dizem que as mulheres são vagabundas e fazem qualquer coisa por um homem cheiroso, e os anúncios são todos trabalhados com o estereótipos impostos pela mídia.

Para piorar a situação o Greenpeace se utilizou da mesma campanha para realizar um protesto contra Dove, dizendo para falarmos com a Dove antes que ela destrua todo o planeta.

A campanha pode ter tido um bom resultado para a Unilever, só que as informações negativas sobre a Dove e a Unilever, que foram propagadas geram um incomodo. No saldo final, o vídeo original foi visto em média 250 mil vezes, só que o vídeo do internauta foi visto 150 mil vezes e o do Greenpeace 550 mil vezes, pense quantas pessoas não assistiram esse vídeo e isso pode influenciar na decisão de compra.

O que eu quero dizer com esse post é que a internet é o playground de todo jovem que é engajado ou revoltado (me incluindo) seja como você quer o chamar, e coloquem suas opiniões se expressem o ponta pé inicial é importante então não pense que está sozinho.