sexta-feira, 25 de julho de 2008

Nostalgia de fita cassete


Hoje, ouvindo rádio no carro já chegando ao trabalho, inesperadamente tocou uma música que simplesmente me emocionou, pois é marcante pra mim, lembra de momentos bons me traz a imagem do meu pai na cabeça, me leva as raízes mais profundas de quem eu sou e como fui criado.
Inusitadamente, tocou Raul Seixas no rádio, coisa que não se vê todo dia mesmo sendo uma das melhores coisas musicais e com o maior teor de mensagem, que uma música poderia conter, porém não se toca tanto Raul assim.
Raul Seixas, me traz a nostalgia de fita cassete, pois eu cresci ouvindo isso,meu pai é um grande ouvinte de suas palavras e isso me marcou, pois minha família na época não tinha muitas fitas cassetes, cd não era real naqueles tempos e demorou para chegar em casa, para você ter noção o DVD ainda não chegou por lá.
Bom voltando, aquela fita era a que mais se ouvia em casa, e quando íamos visitar a minha avó na fazenda Santa Tereza, no município de Alvinlândia, que são mais ou menos 5 horas de viagem, essa fita tocava do portão de casa até a casa de minha avó, às vezes com pausa e outras vezes sem pausa, porém eu adorava isso, eu materializava todas as músicas eu conseguia visualizar o trem das 7 passando em meio as colinas do interior paulista. Viajar era sinônimo de Raul seixas, Raul era sinônimo de boa música e do meu pai, com aquela mesma barba como se fosse a do Raul, talvez mostrando a sua admiração.
A barba do meu pai permanece, agora também criando herança em mim, a fita se perdeu junto com tantas outras coisas nostálgicas, porém a paixão da boa música passada de pai para filho ainda continua, por isso toca RAUL.
Irei postar a música que tanto me fez pensar,e voltar no tempo, e ela é uma das músicas que mais faz fermentar e borbulhar ideias e ideais sobre o mundo em que vivemos e sobre o que vale a pena. A música se chama Ouro de Tolo, e é um verdadeiro tratado sobre a classe média e o comodismo de uma grande parcela do povo brasileiro, que não questiona onde está, por que chegou e se era isso mesmo o destino, que ele sonhava em trilhar.



Ouro de tolo - Raul Seixas

Esse vídeo abaixo, eu achei do caralho, mostra o Raul mostrando o seu pessoal, o seu desprendimento e a sabedoria e ainda com um certo teor de humor.

Raul Seixas - A Natureza está certa

E como já diz uma canção dele: O carpinteiro do universo inteiro

"Carpinteiro do universo inteiro eu sou

Não sei por que nasci

Pra querer ajudar a querer consertar

O que não pode ser

Não sei, pois nasci para isso e aquilo

.E o enguiço de tanto querer

Carpinteiro do universo inteiro eu sou...

...O meu egoísmo é tão egoísta

Que o auge do meu egoísmo é querer ajudar

Mas não sei por que nasci

Pra querer ajudar a querer consertar

O que não pode ser..."

E as vezes me encontro querendo ser o Carpinteiro do universo inteiro, querendo consertar o que não pode ser...

Um comentário:

semnome disse...

Raul seixas *.*


gostei desse post, pois é
Raul me lembra tempos antigos
minha avó, mãe, quando vou viajar, são thomé, natureza, revolta.

ah. Raul! ^^