quinta-feira, 24 de julho de 2008

O arcadismo em pessoa...




Eu fui surpreendido, por um comentário de uma amiga, uma surpresa muito agradável, eu nunca imaginei que alguém, algum dia ia me comparar a um movimento literário, porém aconteceu e sim foi felicidade instantânea sabe, acredito que ela captou quem eu sou a minha essência e identidade, a mensagem era: " Se você fosse uma escola literária, você seria o Arcadismo..."
Confesso, não sou nenhum especialista em matéria de literatura, leio um pouco aqui, mais algo ali, estudei um pouco das escolas, porém não guardei muito, então fui pesquisar um pouco sobre o arcadismo, e a surpresa foi maior quando li as características.
Bom, o arcadismo surgiu com o enfraquecimento do barroco, quando a temática religiosa estava desgastada e não suprindo as necessidades do novo público consumidor de formação, a burguesia, que buscava os ideias de vida simples e natural, lutando contra o poder e a vida luxuosa da nobreza.
O Arcadismo era inspirado em uma lendária região da Grécia, a Arcádia, que segundo a lenda era dominada pelo Deus Pan e habitada por pastores que, vivendo de modo simples e espontâneo, se divertiam cantando, fazendo disputas poéticas e celebrando o amor e o prazer.
Para fazerem jus aos princípios do Arcadismo, os encontros literários eram realizados com roupas e pseudônimos de pastores gregos em parques e praças para aproveitar o prazer da vida natural.
Resumidamente, o Arcadismo era marcado por subjetivismo, simplicidades, busca da pureza e exaltação da natureza, suas características:

· Fugere urbem (fuga da cidade)
· Locus amoenus (lugar aprazível, ameno)
· Aurea Mediocritas (mediocridade áurea - simboliza a valorização das coisas cotidianas focalizadas pela razão)
· Inutilia truncat (cortar o inútil - eliminar o rebuscamento barroco)
· Neoclassicismo
· Pseudônimos pastoris (fingimento poético para não revelar sua identidade)
· Carpe diem (aproveite o dia)

No Brasil, o Arcadismo foi o primeiro movimento literário adaptado a vida na colónia, pois sua temática principal tomava conta da paisagem local, o gênero se expandiu principalmente em Minas Gerais, o berço das riquezas da época, mesmo os autores tendo grande ligação com a Inconfidência Mineira, suas obras literárias não possuem ligação com a política.
Depois de ficar um bocado de tempo procurando coisas sobre o Arcadismo, mesmo não sabendo tanto, me senti a vontade para me identificar e assumir o arcadismo em pessoa, não seguindo as características ao pé da letra, mas defendendo a maioria delas.
Na maioria das vezes eu não saio com roupa de pastor, hehehehehehe e nem uso pseudônimos, porém uso sempre os mesmos trapinhos, e tenho aquele mesmo tênis velho da oitava série, e sempre com aquela barba mal feita, que a falta de vaidade deixa de fazer. E sempre busco a pureza e a essência da vida, sem a o excesso, o inútil, sendo feliz com as coisas simples que são mais importantes sempre.
Um dia, quem sabe, eu consiga me tornar um arcaico completo, plantando o que preciso para comer, vivendo a beira do mar, em contato com a natureza, vivendo com um violão, com o paçoca(que é meu cachorro, que ainda não existe, mas tem nome) e todo amor do mundo, e quem quiser vir comigo está convidado, alguém para bater aquele papo gostoso, ouvir música, ler livros e cantarolar em frente da fogueira em noites de lua cheia.
Seja simples...e viva a felicidade da vida...viva e deixe viver...

Um comentário:

Anônimo disse...

Um dia ainda quero te visitar , conhecer o paçoca...jogar conversa fora e curtir com o meu priminho algum SIMPLES momento ESPECIAL da vida!!